16 fevereiro 2010

A Oração que tenho de aprender a fazer...

"Um homem orava e, no início, pensou que a oração equivalia a falar. Contudo, à medida que foi ficando cada vez mais quieto, percebeu que a oração é ouvir." (Soren Kierkegaard)

Meu coração tem estado ansioso por muitas coisas e minha alma está inquieta dentro de mim. São aflições que tive culpa de umas e de outras nem tanto, mas que têm me feito bem. As dificuldades podem ser proveitosas quando nos dão a oportunidade de crescermos de alguma forma. Patrícia, uma amiga terapeuta, costumava falar comigo que toda dificuldade é uma chance de deixarmos que o aprendizado que já obtivemos em determinada área bem resolvida da vida alcance aquelas que demandam ainda um pouco mais de trabalho. Por muito tempo acreditei nisso. Achava que podia resolver tudo sozinho. Não dou conta. "Larguei os bets" - como dizem por aqui. Tenho orado porque entendi que é através da oração que Deus faz Suas mudanças em mim, de dentro para fora, do invisível ao aparente, moldadas pela Vontade Dele, nao pela minha. Faz tempo que estou em processo de transformação, mas a verdade é que esse processo às vezes demorou mais do que devia por pura resistência minha. Eu me agarrei à muitas crenças e idéias que tinha de abrir mão e perdi outras que devia ter mantido. A gente tem uma tendência de achar que sabe o que é melhor para nós, desconfio que seja ainda resquícios na alma do gosto daquela fruta lá no Éden... aquele doce sabor que nos apresentou à morte. Que Deus tire de mim essa prepotência pois reconheço que dependo inteiramente Dele e quero sentí-lo me dando orientações específicas sobre o que fazer da minha vida em todos os aspectos, até nos mais insignificantes. Estou buscando mais essa oração "ouvida" e menos a costumeira "falada", porque sei que até orar - que é algo básico da vida de qualquer cristão - é ainda algo que preciso aprender... Que Deus aguçe meus ouvidos, pois sei que Ele tem falado, embora eu tenha sido surdo muitas vezes... Quero e preciso aprender a ouvir Dele.

Um comentário:

Unknown disse...

Lu...
Que texto maravilhoso. Me identifiquei em tanto trechos.
Como diz um amigo meu..

bjo na testa.