28 fevereiro 2009

Cerimonial do Amor



- Antoine de Saint-Exupéry -

"Se não houver esperanças de que o teu amor seja recebido, o que tens a fazer é não o declarar. Poderá desenvolver-se em ti, num ambiente de silêncio. Esse amor proporciona-te então uma direcção que permite aproximares-te, afastares-te, entrares, saíres, encontrares, perderes. Porque tu és aquele que tem de viver. E não há vida se nenhum deus te criou linhas de força.

Se o teu amor não é recebido, se ele se transforma em súplica vã como recompensa da tua fidelidade, se não tens coração para te calares, nessa altura vai ter com um médico para ele te curar. É bom não confundir o amor com a escravatura do coração. O amor que pede é belo, mas aquele que suplica é amor de criado.

Se o teu amor esbarra com o absoluto das coisas, se por exemplo tem de franquear a impenetrável parede de um mosteiro ou do exílio, agradece a Deus que ela por hipótese retribua o teu amor, embora na aparência se mostre surda e cega. Há uma lamparina acesa para ti neste mundo. Pouco me importa que tu não possas servir-te dela. Aquele que morre no deserto tem a riqueza de uma casa longínqua, embora morra.
Se eu construir almas grandes e escolher a mais perfeita para a rodear de silêncio, ficarás com a impressão de que ninguém recebe nada com isso. E, no entanto, ela enobrece todo o meu império. Quem quer que passa ao longe, prosterna-se. E nascem os sinais e os milagres.

Não importa que o amor que alguém nutre por ti seja um amor inútil. Desde que tu lhe correspondas, caminharás na luz. Grande é a oração à qual só responde o silêncio; basta que o deus exista.

Se o teu amor é aceite e há braços que se abrem para ti, então pede a Deus que salve esse amor de apodrecer. Eu temo pelos corações cumulados. "

(in "Cidadela")

--------------------------------------------------
O texto está em português de Portugal. Quis manter assim pois foi assim que ele me encontrou...

Para quem não sabe o autor é o cara que escreveu "O Pequeno Príncipe", um dos meus livros preferidos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu li o pequeno principe em 3 momentos da minha vida, em cada um aprendi uma coisa!
Vamos ler juntos a 4° vez?

Anônimo disse...

adoro o pequeno principe!

hoje mesmo fui na leitura, e quase comprei um caderninho do pequeno principe com aquela frase célebre de ser responsavel pelo que cativas.

te mandei email.

bjo

Anônimo disse...

Tudo bem, piá?

Falei contigo que conseguia te achar!

Adorei te conhecer! Muito bom dançar forró contigo! Os curitibanos sabem dançar forró não, tinha de vir um mineiro para me fazer gostar dai...rs

Sábado que vem certeza que eu estou lá e queria dançar de novo contigo. Obrigado pela aula.

Boa semana!

Bjos

Anônimo disse...

Qro ler com vc mais não viu piá...

Vai dançar forro que eh melhor...

Chato...

Luciano Maia disse...

Oi, Mariana,

Não sei se sábado que vem estarei lá... Como eu te disse ontem, meu coração tem dona e tenho esperanças de que ela apareça por aqui. Adoro dançar, mas se for escolher entre a dança e ela, ela é minha escolha certa. Ela sabe disso. É minha felicidade com nome próprio.

Anônimo disse...

Sua barra ainda esta suja...rs