02 junho 2009

Ícaro Redimido



Notícias do inverno em Curitiba

Curitiba tem novas cores. Sopra um vento cantante e gelado fazendo as pessoas andarem mais elegantes e encolhidas. Tabagistas acham na estação a desculpa perfeita para seu vício e o praticam com mais frequência. Loiras passam por mim na rua com as bochechas coradas quase escondidas nos cachecóis. Eu achava que suportava bem o frio do sul, mas já me convenci que não. Durmo enrolado no edredom como se fosse uma lagarta no casulo, sem contar as meias e blusas. Para beber, chimarrão fumegante à noite e capuccino pela manhã ajudam a apaziguar um pouco o corpo que treme. Até tomar banho é difícil! Tem dia que dá até desânimo... Nas praças as feirinhas já estão em pleno funcionamento vendendo os artesanatos daqui, as lãs, e iguarias como quentão e pinhão. É o inverno que já pode ser sentido estendendo seus dedos gélidos sobre todas as coisas. Parece que a única coisa que ele não conseguiu congelar foi meu coração...

Algumas coisas mudaram. Mudaram para melhor. Já não estou sozinho em Curitiba. Parece que aqueles votos que sempre mando de aniversário para os outros finalmente voltaram para mim: agora tenho alguém para "segurar minha mão num domingo à tarde, me dar um abraço numa noite fria e me receber com um sorriso pela manhã". Eu andava distraído e cabisbaixo quando aconteceu. Parece que as coisas boas nos acontecem por acaso, mas não foi assim. Acredito numa Mão Bondosa me guiando os passos, me preparando para ser algo mais, para viver algo belo. Foi esta Providência que me fez descobrir certa catarinense sorridente, com jeito de menina, mas com pensamentos de mulher, me observando das alturas com seus olhos azuis e rindo do meu sotaque. De maneira inesperada, ela chegou compreensiva, contando sua vida naquela entonação bonita que é marca do falar das catarinas. Ouviu meus casos,riu de minhas anedotas, se espantou com meus truques de mágica e com meus versos. Prestou atenção. Acho que o que a gente mais precisa é de alguém que preste atenção na gente. Ela me ajudou a consertar minhas asas quebradas com muita paciência e carinho. Foi me encantando com sua companhia querida e leve, sua inteligência perspicaz, o senso de humor apurado e a sensatez doída de quem também já quebrou alguma asa nesta vida e sabe a sensação que é... Nesta brincadeira de cuidar e ser cuidado fomos nos achegando um ao outro... Os lábios logo perceberam que além de palavras também tinham vontades de beijos. Foram deixando escapar sorrisos sem motivo aparente. Os dias ficaram mais longos enquanto esperávamos o momento de nos encontrar novamente e os momentos juntos passavam rápidos demais. Foi assim que Deus me deu de presente uma namorada que está me fazendo feliz demais e me ensinando novamente o caminho dos vôos enamorados. Eu me sinto como se fosse um pássaro reaprendendo a voar. Desconfiado... Asas ainda incertas, mas com o peito cheio de saudades do céu infinito e de paisagens vertiginosas para encher as vistas. Sou como um Ícaro Redimido - como disse no Caderno Azul - , com asas restauradas e conhecendo meu lugar ao sol...

Meu coração está em paz com tudo isso. Uma paz gostosa, sonhadora. Deus continua cuidando de mim em todos os detalhes. Não sei aonde levam as correntes de ventos, mas conheço Aquele que traça o rumo de cada uma delas e Ele vai me favorecer quando eu estiver preparado para alçar os vôos mais altos. Continuem orando por mim. Vocês continuam em minhas orações.

Talvez eu diminua as postagens... Peço perdão desde já. Não me culpem. De repente, a vida real é muito mais emocionante que a virtual. Quero aproveitar cada momento com minha catarina. Sei que os que amam entenderão...

Abraços,

____________________________________________________
Imagem: Pintura de Herbert Draper, "Lamento por Ícaro"

4 comentários:

Matheus Hofstätter dos Santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Matheus Hofstätter dos Santos disse...

É paree que as coisas estão mudando, e para melhor...haha
Muito bom o texto, bom observador!
1 abraço

O alvo disse...

O Lu tá apaixonaadoooo.....


Que bom! Fico feliz e faço torcida e oração prá que dê certo!
Abraços da "titia Lilita"

O alvo disse...

Lu,
você tinha que ter visto a cara da Aline lendo esse post...
Num sabia se ria se chorava!


Sua irmâ tá sentindo muito sua falta...
Mas ficou feliz por você!


Sua avó manda beijus e bençãos.



Beijim também.