Aos poucos me adapto a esta cidade de céu cinzento à tarde e alaranjado à noite.
Hoje saí para andar pelo centro. Ver a cidade com outros olhos, algo mais do que o olhar de turista com que sempre a olhei nas outras vezes em que estive por aqui. Peguei um ônibus comum (não a linha turística). Estou tentando entender o sistema de ônibus aqui, mas ainda me perco um pouco. Existem 5 cores de ônibus diferentes. Os "bairro-a-bairro" parecem cortar a cidade fazendo um asterisco. Há ainda linhas circulares, com itinerários concêntricos e os "alimentadores", que funcionam como aqueles em BH que carregam passageiros até a estação para trocar de ônibus. Tudo ainda é muito confuso para mim, mas não me perdi ainda. Estou aprendendo. O Lucas me arrumou um Guia das ruas e linhas de ônibus de Curitiba, o que já ajuda bastante.
Fui à Caixa receber meu seguro desemprego, então já tenho algum dinheiro comigo, não fiquem muito preocupados. Demorei tanto na fila que li o livro "Memória de minhas putas tristes" inteiro. Com o pouco que recebi do governo, já tirei minha conta da situação "preocupante" para a "respire um pouco" e comprei umas poucas coisas que precisava. Até aqui o Senhor tem suprido tudo!
Ah, já tenho um número de celular curitibano... Os que quiserem, podem me enviar mensagem no email que eu envio o número.
Curitiba é uma boa cidade para caminhadas. Tem poucos morros. É bem urbanizada. Tem árvores e parques para descansar a vista e os pés. E ainda tem o clima frio que ajuda bastante. Estamos no verão e a previsão para amanhã é de 12 graus. Não sinto muito frio, o que é uma bênção. Mas sei que a temperatura aqui deve estar meio baixa sim, pois vejo muitos paranaenses abarrotados de roupas na rua. Sinto não ter uma bicicleta aqui. Facilitaria muito. Joe me disse que amanhã vai me ensinar a caminhar pela cidade. Mostrar as boas rotas e as que devo evitar. Ele que me emprestou o tal livro da fila. Vou pegar uns outros ainda, ele tem uma boa biblioteca pessoal no apartamento.
A consciência ecológica aqui é louvável e irritante enquanto eu tenho de me reeducar. Todo o lixo é separado em orgânico e não orgânico. Até nos shoppings as pessoas têm lixeiras separadas para cada tipo de lixo e me avisaram que se eu juntar tudo num saco só, o serviço de coleta simplesmente o deixa para trás. O Capitão Planeta ficaria orgulhoso daqui.
Domingo fui ao culto na Luterana. Bacana rever os amigos antigos e fazer alguns novos, ainda que mais lentamente... O louvor foi normal, com muitas músicas conhecidas e ótima qualidade musical. A Palavra foi excelente! Bem bíblica! Sem historinhas ou besteiróis motivacionais. Quem pregou foi o reitor do Seminário Luterano em Curitiba, com um sotaque forte de alemão da colônia! Foi um culto de ceia e de despedida pois duas turmas saíram em projeto missionário: uma para o Nordeste do país e outra para a Bolívia. Acredito que domingo que vem deve estar bem mais vazio, mas ainda não sei se vou na Luterana. Devo visitar a PIB (Primeira Igreja Batista) ou a Abba (onde o amigo Pr Marcos, ex-KLIN, está congregando e realizando um ministério frutífero). Meu futuro aqui ainda está meio incerto, mas Deus está no controle.
Não encontrei a Gi, o Luquinhas e a Mari Diesel ou a Rebeca ainda. Estão todos viajando! Muitos dos que conheci em outras vindas também estão viajando ou ausentes demais. Mas pretendo localizar todos.
Quanto ao emprego, ainda não procurei o Mateus. Estou olhando umas outras possibilidades primeiro. Orem para que Deus abra as portas ou a Caixa me chame logo, em qualquer das hipóteses vou ficar extremamente feliz.
Saudades da primeira casa e dos primeiros amigos, mas o mundo está emocionante. A vida está uma delícia aqui!
Abração a todos.
06 janeiro 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É bom ler seus textos e ver a forma poetica e vc narra tudo!Mata um pouco a saudade.
Bom...eu mais do que nunca tenho me sentido filha unica,domingo passei o dia inteiro tentando responder uma pergunta teologia que me foi feita pelos juniores e ainda nao descobrir,e senti tanta sua falta pra me ajudar.
Tambem queria vc por perto pra me explicar o pq de tanta dor de cabeça oq fazer para ela passar no sabado!rsrsrs...é vc quem sabe resolver uma ressaca!rsrsrs
O Daniel esta todo feliz pq a Pucca ja voltou para Bh,e ele adora contar pra Deus e o mundo que eu chorei arrumando suas malas.
Fico mais feliz em saber que vc ja tem algum dinheirinho e que ta tudo indo muito bem...vc tem comido direitinho??rsrsrs
Bom...fica com Deus e nao demora pra voltar...por favor!
Beijao
Postar um comentário