01 janeiro 2014

E se todo dia fosse Reveillon?


E se todo dia fosse Reveillon? Reveillon vem do francês reveiller: "acordar", "começar um novo dia". Esperamos 12 meses ou 365 dias (366 se for ano bissexto) para podermos "acordar". Aí nesse dia nos vestimos de branco para desejar um período de paz, abraçamos os amigos (e até desconhecidos) fazendo votos de felicidade, prosperidade e saúde, estouramos espumantes e fogos de artifício, fazemos ceias e jantares. A verdade é que criamos uma data para nos tirarmos da mesmice em que nós mesmos nos empurramos durante todo o ano. Passamos um ano adormecidos, hibernando possibilidades e oportunidades perdidas todos os dias ansiando por uma festa em que faremos listas daquilo que precisamos mudar. Os calendários nos dizem que o feriado de 1º de Janeiro é "Confraternização Universal", ou seja, é o dia em que o mundo se sente como se fosse um só povo. Confraternizar é "estar entre irmãos". O dia 1° de janeiro foi escolhido na época do império romano em honra a Janos, o deus de duas faces, um rosto voltado para trás (que contemplava o passado) e outro para frente (vislumbrando o futuro). E o tempo presente? Quando pensamos nele? Jesus disse: "Portanto, não andeis ansiosos pelo dia de amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:34). O mais interessante é que Ele disse isso na mesma ocasião em que ensinou a oração que viria ser a mais conhecida do cristianismo, o "Pai Nosso", onde se diz "O pão nosso de CADA DIA, nos dai HOJE". O hoje é um presente de Deus para nós. "Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã"(Lamentações 3:22-23). Precisamos aprender a desfrutar nosso presente. mais do que fazer listas do que fazer ao longo de um ano, pensar no que pode ser feito no hoje. O que preciso fazer hoje para alcançar o que desejo? Mais do que esperar um dia de festas para reencontrar meus amigos, familiares e queridos, pensar no que podemos fazer hoje para expressar o que sentimos. Já liguei hoje para meus pais ou irmãos? Já disse àquele amigo que ele é importante para mim? Já disse hoje que amo minha mulher ou marido? Já ajudei meu próximo? Cada chance perdida pode ser a última.

Não sou contra os ciclos. Os ciclos fazem parte de tudo na vida e são coisas benéficas. "Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,(...)"(Eclesiastes 3:1-2). "Bendito serás quando entrares, e bendito serás quando saíres" (Deuteronômio 28:6), ou seja, Deus nos abençoa quando iniciamos e também quando concluímos determinada fase em nossa vida. Sou contra postergar o bem que pode ser feito hoje, não dizer as palavras que precismo dizer hoje, não enfrentar o desafio que está à minha frente hoje. Pois enquanto não me permito viver para o hoje, fico sempre á margem de todo o meu potencial, sou apenas uma sombra remoída do ontem ou o sonho incerto do amanhã. A mudança, a transformação, a vitória é conquistada no hoje.

E se todo dia fosse Reveillon? Como diria John Lennon: "Imagine todas as pessoas vivendo para o hoje (...). Você pode dizer que eu sou um sonhador, mas eu não sou o único. Tenho a esperança de que um dia você se juntará a nós e o mundo será como um só."

Que esta reflexão não saia de nossa mente em 2014, para sermos gratos e fortes. Gratos pelo que recebemos de bom diariamente e fortes para enfrentar os obstáculos que aparecerem...

Nenhum comentário: