Eu guardo lembranças em músicas e acho que essa minha mania tem me feito muito mal. Não sei porque ainda faço isso. Já que identifiquei esse lapso em mim, vou dar um jeito de corrigí-lo. Os bons momentos passam, as lembranças se tornam doídas e acabo desperdiçando boas canções com pessoas que, se bobear, sequer valeram a pena. Acho até que posso identificar momentos da minha vida de acordo com trilha sonora e a lista é bem eclética: Michael W. Smith, Hosanna Music, Jack Johnson, U2, Legião, Paralamas, Jammil, Jamie Cullum, The Corrs... e aí vai. São tudo fases da infância até os dias de hoje. Fases marcantes. Alguns lugares também são evocados através de trilha sonora e nem é por questões óbvias, como lembrar de São Paulo ao ouvir "Sampa" ou do Rio ao ouvir "Garota de ipanema". É algo muito mais subjetivo. Pessoal. Cheio de histórias e porquês. Às vezes é um estilo, uma banda ou um cantor. Cidade Negra me lembra a Ilha do Mel. Lulu Santos me lembra a Savassi em BH. Cesar Menotti e Fabiano, Pedro Leopoldo. Outras são composições bem definidas: "Ilex Paraguarienses", dos Engenheiros, sempre me dá a impressão de estar acordando em Curitiba. "Tchau e Bença", do Exaltassamba (dá para acreditar?), me faz lembrar Cabo Frio-RJ em pleno Carnaval, com o Claudinho, o Dudu e o Daniel e aquela rotina de encontrar as primas na praia e ficar tocando violão à beira mar de madrugada. "Doce vampiro" me lembra as viagens loucas em que eu e Sérgio nos metíamos para o Triângulo Mineiro... Outras vezes as músicas lembram pessoas. "Índios", do Legião, sempre me lembrou a Lívia Salum. "O Último romântico", do Lulu, é a cara do Sérgio. " Meu caro amigo", do Chico Buarque é a música do Claudinho e por aí vai... Tem música que nem me lembro e só quando toca que a lembrança vem.
O problema é que nem sempre as lembranças são boas. Às vezes até são, mas é melhor não lembrar. Fiquei muito tempo sem ouvir U2, por exemplo, por conta de lembranças demais nas músicas da banda irlandesa. Acho que houve um tempo em que só de ouvir o nome do Bono eu chegava até a estremecer... Mas superei.
Por conta desses episódios ruins, decidi parar com esta mania idiota. Agora mesmo estou ouvindo uma música da Marisa Monte e mandando meu coração sossegar... No ínicio vai ser estranho. Vai incomodar. Mas tenho certeza de que vai dar certo...
30 abril 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário